História do dirigível da Goodyear no mundo
Goodyear Goodyear História do dirigível da Goodyear no mundoPublicado:
Quando citamos Goodyear, muitas coisas vem à nossa memória: pneus, carros, velocidade, qualidade e segurança. Acontece que, para muitas pessoas, também vem a palavra dirigível. Enquanto muitas empresas estavam sentindo os efeitos da Revolução Industrial, a Goodyear aproveitou o momento para expandir seus negócios além do ramo de pneus.
Foi então que, em uma sacada para trazer maior visibilidade para a marca, ela criou um dos ícones mais memoráveis entre as marcas mundiais, o Goodyear Blimp, primeiro dirigível da empresa. Logo depois, em 1917, a Marinha norte-americana encomendou 9 dirigíveis. Com ele, a empresa pôde divulgar sua marca nos lugares, até então, mais inacessíveis para a publicidade.
Em 1925 surgiu o Goodyears Pilgrim, o primeiro dirigível de gás hélio voltado à publicidade. A novidade constava na sua cabine com cabos internos, deixando de ter cabos externos que suspendiam o piloto e os passageiros.
Em 1930, o Goodyear Blimp Defender foi o dirigível pioneiro em uma tradição que marcou a era dos dirigíveis: o letreiro luminoso. Outros artefatos para chamar atenção, como avisos sonoros, também foram implementados, porém somente o letreiro permaneceu como um sucesso, se tornando parte fundamental dos dirigíveis. Alguns anos depois, no ramo do entretenimento, o filme de faroeste Hidden Valley filmado produzido pela Monogram teve a participação do Volunteer, o primeiro dirigível a participar de um filme.
Já no início dos anos 50, a televisão começou a ganhar popularidade. E a Goodyear aproveitou novamente a oportunidade. O Enterprise V se tornou a primeira plataforma aérea a proporcionar uma transmissão ao vivo em um canal de televisão, transmitindo o Desfile do Torneio das Rosas, que acontece na cidade de Pasadena, na Califórnia. Por mais que as transmissões tenham sido instáveis e seus equipamentos muito pesados, surgiu uma novidade com um novo ponto de vista para os telespectadores.
O Skytacular!
Quando lembramos dos dirigíveis, muitas vezes vem aquelas cenas onde eles passam sobre os estádios americanos, gerando euforia entre os fãs de esportes, principalmente os de beisebol e futebol americano. E podemos creditar o sucesso ao Skytacular, o dirigível que recebeu uma placa de sinal mais avançada, no ano de 1966, que conseguia reproduzir quatro cores, formando tanto textos simples quanto figuras.
Nos anos 80, os dirigíveis Columbia e America cobriram juntos os Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles (1984). Nesta mesma época, um dirigível da Goodyear realizou a transmissão do World Series (Final do Campeonato de Baseball Norte-Americano) televisionada do próprio dirigível. E, para a alegria do público geral, em 1986 a Goodyear promoveu sua campanha United Way, realizando a primeira visitação aberta ao público de um dos seus dirigíveis.
Salvando vidas?
Em outubro de 1989, um terremoto de quase 7 pontos na escala Ricther matou 63 pessoa durante o World Series na cidade de São Francisco, na Califórnia. O dirigível Columbia estava presente no momento e foi requisitado pelas autoridades a auxiliar nas buscas por feridos e demais emergências que ocorreram durante a tragédia.
EagleVision
O dirigível Spirit of Goodyear foi o primeiro a ser equipado com uma tecnologia de última geração na época, o EagleVision. Utilizando LEDs de alta resolução, os painéis conseguiam reproduzir textos, imagens e vídeos, todos com alta resolução.
Nos dias atuais
Ainda hoje os blimps da Goodyear continuam aparecendo para o público, disponibilizando entretenimento aéreo com vistas espetaculares em grandes eventos. No ano de 2015, a Goodyear completou 90 anos do programa de dirigíveis, se consolidando como um sucesso histórico que marcou diversas gerações. Quer saber mais sobre o Goodyear Blimp? Acesse goodyearblimp.com