Desgaste do Pneu

Para ajudar a manter a banda de rodagem uniforme e prolongar a vida útil dos pneus, releia esta referência rápida sobre alinhamento, rotação de pneus e inspeções visuais. Para uma avaliação profissional, localize uma revendedora Goodyear perto de você.

O desalinhamento das rodas dianteiras ou traseiras pode causar o desgaste rápido ou desigual. Veículos com tração dianteira e aqueles com suspensão traseira independente requerem o alinhamento das quatro rodas, em vez de duas. A maneira recomendada de prolongar a vida útil dos pneus é fazer o alinhamento conforme especificado no manual do proprietário do seu veículo. 1

Às vezes, o desgaste irregular dos pneus pode ser corrigido com a rotação dos pneus. Consulte o manual do proprietário do seu veículo ou visite uma revendedora Goodyear perto de você para determinar o padrão de rotação adequado para o seu veículo. Se os seus pneus apresentarem desgaste irregular, peça a um especialista da Goodyear que verifique e corrija qualquer desalinhamento, desbalanceamento ou outro problema mecânico envolvido antes da rotação.1

A banda de rodagem de um pneu afeta diretamente sua aderência à pista, portanto, é importante inspecioná-la visualmente em busca de sinais de desgaste irregular. Estes sinais podem incluir áreas altas ou baixas, ou suavemente inusitadas. 1

1 “Be Tire Smart”, Rubber Manufacturers Association.

Inspeção Visual

A inspeção dos pode ajudá-lo a encontrar perfurações ou outros sinais visíveis de danos que possam exigir a troca.

Reparos

É crucial saber quando um pneu tem condições de ser consertado e quando deve ser substituído.

  • Se o pneu perde pressão de ar, ele deve ser removido para uma inspeção interna.

  • Dirigir com o pneu vazio até mesmo por uma curta distância pode danificá-lo permanentemente.

  • A maioria das perfurações ou cortes até 1/4 de polegada (0,64 cm) podem ser consertados se o dano foi causado apenas na banda de rodagem.

  • Não conserte perfurações no costado, assim como na banda de rodagem maiores que 1/4 de polegada (0,64 cm) e NUNCA conserte pneus gastos com profundidade de sulco abaixo de 1/16 de polegada (0,16 cm).

Balanceamento e Alinhamento da Roda

É importante fazer o balanceamento dos pneus e o alinhamento do veículo para longevidade do pneu e desempenho do veículo. 

  • Os pneus desbalanceados desequilibrados causam vibração na pista, o que pode levar ao cansaço do motorista, desgaste prematuro dos pneus (também conhecido como desgaste diagonal) e ao desgaste desnecessário da suspensão do seu veículo.

  • Os pneus devem ser balanceados sempre que forem montados nas rodas.

  • Eles devem ser rebalanceados ao primeiro sinal de uma vibração ou oscilação, e dependendo da frenquência de uso, pelo menos uma vez por ano.