Verifique o Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem
As barras de desgaste de banda de rodagem da borracha dura são projetadas para ficarem visíveis quando a banda de rodagem do pneu estiver gasta. Se essas barras de desgaste da banda de rodagem aparecerem, está na hora de comprar um novo conjunto de pneus. Se você não tiver certeza de onde elas estão, você verá uma marca no costado indicando onde procurar.
Medição da Profundidade do Pneu
Deve haver uma profundidade mínima de banda de rodagem entre 1,6 mm. É uma boa idéia comprar um medidor de profundidade de piso barato para verificar se seus pneus cumprem o requisito mínimo legal. Certifique-se de tirar as medidas tanto no interior quanto do exterior da banda de rodagem.
Para evitar problemas potenciais, verifique seus pneus em uma revendedora Goodyear perto de você caso note algum desses padrões comuns de desgaste:
OS PNEUS ESTÃO GASTOS POR FORA
Se você notar que seus pneus estão gastos em ambas as bordas, você precisará calibrá-los ou verificar se há vazamentos. Pneus perdem ar naturalmente, mas dirigir com pneus subinflados usa mais combustível e coloca você em risco maior de acidentes. Verifique a pressão regularmente. Se notar que os pneus dianteiros apresentam as bordas gastas, talvez você esteja fazendo conversões e curvas muito rápido.
DESGASTE EXCESSIVO NO CENTRO DA BANDA DE RODAGEM
Se o centro da banda de rodagem estiver mais gasto mais do que as bordas externas, você pode ter inflado excessivamente seus pneus. Isso pode aumentar um risco de estouro do pneu. Encontre as especificações do fabricante, obtenha um manômetro e depois desinfle ao nível de pressão recomendado.
DESGASTE IRREGULAR EM UM EN ÚNICO PNEU
Os padrões de desgaste nas bandas de rodagem podem alertá-lo quanto a problemas em outros lugares do seu veículo. Se você perceber manchas irregulares de desgaste, ou pontos “carecas”, talvez você precise realinhar e balancear as rodas. Às vezes, os pontos carecas indicam que seus amortecedores estão gastos. Converse com um profissional.
DESGASTE IRREGULAR EM TODA SUPERFÍCIE DE CONTATO DO PNEU
Seus pneus não se desgastam à mesma taxa. A frente do seu veículo carrega o motor e faz a maior parte do trabalho de direção, portanto seus pneus no eixo dianteiro desgastarão mais rapidamente. Se eles apresentarem um desgaste acima do normal, você deve inspecionar a suspensão. Se o desgaste for maior em um lado do veículo do que do outro, talvez seja hora de um alinhamento.
PADRÃO SERRILHADO NAS BORDAS DOS PNEUS
Se você notar que seus pneus têm uma aparência serrilhada ou emplumada ao redor das bordas, a causa provável é uma fricção errática contra a estrada. Este é um sinal de que talvez você precise fazer o alinhamento.