Mantenha a Pressão de Inflação Adequada em Seus Pneus
É necessária uma pressão de inflação adequada para obter o desempenho ideal, além de segurança e economia de combustível. Para manter a pressão de inflação adequada, frequentemente (pelo menos mensalmente) verifique os pneus (quando estiverem frios) com um medidor de pressão de pneus.1 Por exemplo, é difícil dizer se estão inflados apenas olhando para os pneus radiais. Além disso, ao operar um veículo equipado com pneus radiais, é difícil notar quando um pneu ficou vazio, ou quase vazio, pois a “sensação” do veículo não muda significativamente.
1 Evidência de perda de ar ou subinflação repetida sempre requer inspeção especializada para determinar a fonte de vazamento e remoção do pneu, a fim de determinar a reparação.
Para evitar ferimentos, nunca tente reinflar um pneu que foi rodado por um tento consideravelmente desinflado. A perda de ar progressiva pode ser resultante de perfurações, cortes, fricção, impactos ou desbaste parcial. Algumas causas para perda de ar são assentos do talão incompletos, rasgamento do talão causado por uma ferramenta devido a lubrificação insuficiente ou ajuste inadequado, e vazamento de núcleo da válvula ou componentes da válvula de borracha. Esses componentes devem ser substituídos quando os problemas são detectados e sempre que os pneus são trocados.
Mantenha a Pressão da Inflação no Nível Recomendado
Este nível é recomendado pelo fabricante do veículo e mostrado na etiqueta do veículo ou no manual do proprietário do seu veículo.
Manter a pressão de inflação correta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para promover a durabilidade dos pneus e prolongar a vida útil da banda de rodagem.
A subinflação é a principal causa de falha dos pneus e pode resultar em rupturas graves, separação de componentes ou “explosão”. Isso reduz a capacidade de carga do pneu, permite uma flexão excessiva do costado e aumenta a resistência ao rolamento, resultando em calor e danos mecânicos. A inflação excessiva aumenta a rigidez, o que pode deteriorar a condução e gerar vibrações indesejadas. A inflação excessiva também aumenta as chances de danos por impacto.
Não Gire Seus Pneus Excessivamente
Evite girar excessivamente os pneus quando seu veículo estiver preso na lama ou areia. As forças centrífugas geradas por um conjunto de pneu/roda livre de giro podem causar uma explosão repentina de pneus, resultando em danos ao veículo e/ou lesões corporais graves a você ou alguém que esteja próximo. Nunca exceda 35 m/h/55 km/h, conforme indicado no seu velocímetro. Use o movimento para frente e para trás para liberar o veículo de uma condução contínua. Nunca fique perto ou atrás de um pneu girando a velocidades altas, por exemplo, ao tentar empurrar um veículo preso ou quando uma máquina de balanceamento no carro estiver em uso.
Verifique se Há Desgaste em Seus Pneus
Remova sempre os pneus do serviço quando alcançarem a profundidade de rolamento restante de 1,6 mm (2/32 pol.). Todos os pneus novos têm indicadores de desgaste de banda de rodagem que aparecem como declives suaves nos sulcos da banda de rodagem quando desgastados a uma profundidade de 1,6 mm (2/32 pol.). Muitos acidentes em condições molhadas resultam de derrapagem em pneus carecas ou quase vazios. Os pneus excessivamente usados também são mais suscetíveis à penetração.
Verifique se Há Danos em Seus Pneus
Inspeção frequente (pelo menos mensal) de seus pneus quanto a sua condição geral e se há sinais de danos, é importante para a segurança. Se tiver alguma dúvida, peça ao seu revendedor de pneus que os inspecione. Impactos, penetrações, fissuras, nódulos, protuberâncias ou perda de ar sempre exigem remoção do pneu e inspeção especializada. Nunca faça uma reparação temporária ou use uma câmara de ar como substituto para uma reparação adequada. Somente pessoas qualificadas devem reparar os pneus.
Reparação Adequada do Pneu
OBSERVAÇÃO: A Goodyear não garante qualquer processo de inspeção ou reparação. Entre em contato com o revendedor Goodyear autorizado mais próximo para reparação do pneu.
Alerta do Sistema de Monitoramento da Pressão do Pneu (TPMS, por suas siglas em inglês)
Consulte o manual do proprietário do seu veículo para obter mais informações sobre o que fazer se o sistema de alerta da pressão dos pneus ativar.
Não Tente Montar Seus Próprios Pneus
Podem ocorrer lesões graves devido à explosão do conjunto de pneus/aros devido a procedimentos de montagem inadequada. Siga as instruções do fabricante do pneu e corresponda o diâmetro do pneu com o diâmetro do aro. Monte os radiais do caminhão leve nos aros aprovados para o serviço radial. Não aplique selador de talão; isso pode inibir o assento do talão. Lubrifique as superfícies de contato dos talões do aro do pneu (incluindo tubo ou aba). Trave o conjunto na máquina de montagem ou coloque na grade de segurança. Mantenha-se afastado e nunca exceda 40 psi (275 kPa) para assentar os talões. Nunca use uma substância volátil ou uma “rosca” de borracha (também conhecida como expansor de talão ou “Anel O”) para ajudar a colocar os assentos do talão. Apenas pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus.
Não Misture Pneus de Diferentes Tamanhos e Tipos no Mesmo Eixo
Para manuseio e controle ideais, a Goodyear recomenda o uso de quatro (4) pneus do mesmo tipo e tamanho, exceto quando especificado pelo fabricante do veículo.
Aviso
Antes de substituir os pneus, consulte sempre o manual do proprietário do veículo e siga as recomendações de pneu de substituição do fabricante do veículo. O manuseio de veículos pode ser significativamente afetado por uma mudança no tamanho ou tipo de pneu. Ao selecionar pneus que sejam diferentes do tamanho do equipamento original, consulte um instalador profissional para garantir que a folga adequada, a capacidade de carga e a pressão de inflação sejam selecionadas. Nunca exceda a capacidade de carga máxima e a pressão de inflação listadas no costado do pneu. Dirija sempre com segurança e obedece a todas as leis de trânsito. Evite curvas bruscas e repentinas ou mudanças de pistas. O não cumprimento deste aviso pode resultar em perda de controle do veículo, levando a acidentes e ferimentos graves ou até a morte. Ao substituir os pneus, você deve manter o diâmetro externo e a capacidade de carga do pneu do equipamento original. Pode ser necessário ajustar a pressão de calibração para evitar a sobrecarga do pneu. Consulte as tabelas de inflação e carga associadas ao pneu e aro, padrões ETRTO ou JATMA para informações corretas de carga e inflação.
Nunca Coloque Pneus com Menos Capacidade de Carga do que Necessário
Muitos veículos, como as grandes vans de passageiros, exigem pneus Load Range E. Não é permitida a montagem de um pneu com menor capacidade de carga, como uma faixa de carga D. Em outros casos, os pneus do mesmo tamanho podem transportar diferentes índices de carga na descrição do serviço. Você deve se certificar de que os pneus de reposição instalados no veículo possuem uma capacidade de carga igual ou superior à especificada pelo fabricante do equipamento original.
OBSERVAÇÃO: Os pneus de passageiros European-Metric e os pneus de passageiros P-Metric fabricados e comercializados pela Goodyear são intercambiáveis, desde que tenham a mesma largura da seção, a mesma relação de aspecto e o mesmo diâmetro do aro.
CUIDADO: Nunca substitua um pneu “Standard Load” (SL) por um pneu Extra Load (XL). Se o veículo estava originalmente equipado com pneus “Extra Load” (XL), substitua os pneus com pneus XL de tamanho semelhante.
Siga Estas Diretrizes Adicionais:
Ao instalar apenas dois pneus, ajuste os pneus com a profundidade da banda de rodagem mais profunda no eixo traseiro. Se radiais e não-radiais devem ser montados no mesmo veículo, ajuste os radiais no eixo traseiro. Nunca misture radiais e não-radiais no mesmo eixo. Ao montar pneus de todas as estações para veículos de desempenho, sempre coloque em conjuntos de quatro. Não é recomendado colocar pneus com diferentes classificações de velocidade. Se os pneus com classificações de velocidade diferentes forem instalados em um veículo, eles devem ser instalados com pares semelhantes no mesmo eixo. A capacidade de velocidade do veículo se tornará limitada aos pneus com velocidade mais baixa. O uso de kits de elevação com algumas combinações de veículos/pneus pode causar instabilidade. Ao mudar o tamanho dos pneus, consulte sempre um revendedor para obter a largura ideal do aro, e verifique atentamente as folgas entre os veículos/pneus.
Pneus Recauchutados
Os pneus de passageiros e de caminhões leves recauchutados não são garantidos pela Goodyear, por qualquer motivo. As classificações de velocidade da Goodyear e as certificações de conformidade de teste do Departamento de Transporte dos EUA são nulas para pneus recauchutados.
Não Sobrecarregue Seu Veículo
Verifique no manual do proprietário do veículo para determinar os limites de carga. Sobrecarregar o veículo coloca estresse sobre os pneus e outros componentes essenciais do veículo. Sobrecarregar um veículo pode causar má condução, aumento do consumo de combustível e falhas nos pneus. Sobrecarregar os pneus pode resultar em ruptura grave, separação de componentes ou “explosão”. Nunca instale pneus novos no veículo que tenham capacidade de carga inferior àquela indicada na etiqueta de pneus do veículo, e lembre-se de que a largura ideal do aro é importante para a distribuição de carga e funcionamento dos pneus. A capacidade de carga máxima carimbada nos costados dos pneus P-Metric é reduzida em 10 % quando usada em caminhão leve, veículo utilitário ou reboque. Nunca coloque pneus P-Metric em caminhões leves que especifiquem pneus de substituição tipo LT.
Mantenha a Suspensão do Veículo, o Alinhamento das Rodas, o Balanceamento e a Rotação dos Pneus
La falta de rotación, las piezas de la suspensión gastadas, el inflado bajo, el exceso de inflado, las ruedas desbalanceadas y la desalineación pueden causar vibración o desgaste irregular en los neumáticos. Rota los neumáticos según las recomendaciones del fabricante de tu vehículo o a intervalos máximos de 6,000 mi./10,000 km.
Você deve ir a uma loja Goodyear autorizada para pneus de reposição e todo o serviço de garantia.
Estepe (Temporário) de Conveniência
O estepe (temporário) de conveniência foi projetado para ocupar um mínimo de espaço de armazenamento e, ao mesmo tempo, cumprir a função de um pneu substituto quando necessário. O estepe é mantido em seu espaço de armazenamento, totalmente inflado a 60 psi (413 kPa). Para ter certeza de que está sempre pronto para uso, verifique regularmente a pressão do ar. O estepe (temporário) de conveniência pode ser usado em combinação com os pneus originais em seu veículo, mas nunca deve ser usado em um veículo com o qual não é compatível, nem mais de um desses pneus deve ser colocado em qualquer veículo ao mesmo tempo. Para conservar a vida útil do pneu, devolva o estepe à área de armazenamento logo que seja conveniente ter o pneu padrão reparado ou substituído. As rodas usadas com o estepe (temporário) de conveniência foram projetadas especificamente para uso com estepes de alta pressão e nunca devem ser usadas com outro tipo de pneu.
Vida Útil do Pneu
Os pneus são construídos para fornecer milhares de milhas/km de excelente serviço. Para obter o máximo de aproveitamento, os pneus devem ser mantidos de forma adequada para evitar danos que possam resultar na remoção do serviço antes que a banda de rodagem seja usada até a profundidade mínima. Não é prático prever com precisão a vida útil de qualquer pneu específico em tempo cronológico, pois as condições de serviço variam muito. A facilidade de manutenção de um pneu ao longo do tempo é uma função das condições de armazenamento e serviço (pressão de inflação, carga, velocidade, danos perigosos na estrada, etc.) ao qual um pneu está sujeito. Os consumidores não devem confiar unicamente na aparência do pneu, mas devem estar conscientes de qualquer alteração no desempenho dinâmico, como aumento da perda de ar, ruído ou vibração, que pode ser um sinal para retirar o pneu. Portanto, é essencial inspecionar regularmente os pneus, incluindo os estepes (pelo menos mensalmente) para verificar se a há pressão adequada de inflação, danos ou desgaste na banda de rodagem.
Para assistência técnica ou informações, entre em contato com a loja revendedora Goodyear mais próxima.
Como Ler um Número de Série D.O.T do Pneu
D.O.T. significa Departamento de Transportes. Este número está localizado no costado inferior de cada pneu, mostrando que o pneu atende ou excede os padrões de segurança do Departamento de Transporte.
Entendendo sobre os números de série D.O.T. do pneu:
Número de 12 dígitos: Produção de 2000
Número de 11 dígitos: Produção de 1990
M6: Código de planta do fabricante
MJ: Tamanho do governo e código da espessura
EHOR: Código de construção do fabricante
0911: Data de construção do pneu (9ª semana de 2011)